Envelhecimento Ativo

Considerando o atual crescimento da população sénior, é premente estudar, discutir e planear ações que visem a melhoria das suas condições de vida e o acesso a programas de apoio que fomentem a sua autonomia e independência, e promovendo uma participação ativa e inclusiva na sociedade. É com esta premissa que a Junta de Freguesia do Areeiro planeia e atua diariamente na área do Envelhecimento Ativo, pretendendo que este seja um espaço dinâmico e flexível, ao organizar atividades diversas.

Desta forma, o Areeiro conta com a Academia Sénior que funciona em diferentes locais da Freguesia com aulas de segunda a sexta-feira das 10h00 às 13h00, onde são lecionadas disciplinas teóricas (Auditório da Igreja São João de Deus, Praça de Londres), aulas de Tai-Chi e Yoga (Ginásio Ramiro José), Pintura e Informática (Sede da Junta de Freguesia do Areeiro).

Na Casa da Cultura e da Juventude, assim como no Centro Intergeracional do Areeiro, as pessoas com mais de 65 anos, residentes no Areeiro, podem praticar atividades culturais, artísticas, intergeracionais e desportivas que vão desde aulas de pintura, escultura, aulas de informática, aulas de ioga, pilates, zumba, entre outras.

Diariamente, através do seu programa “Olá Bom Dia!”, a Junta de Freguesia do Areeiro tem uma palavra amiga, através de um telefonema para todos os moradores da Freguesia que se encontrem em isolamento, para aferir se se encontram bem de saúde e se sentem alguma necessidade em concreto.

Neste âmbito do Envelhecimento Ativo, são também organizados passeios e viagens culturais, com o intuito de oferecer aos séniores da Freguesia momentos de lazer, convívio e de combate ao isolamento.