Educação e Juventude

Sendo a Educação um elemento estrutural em qualquer comunidade, o Núcleo da Educação da Junta de Freguesia do Areeiro desenvolve o seu trabalho em várias valências, procurando sempre dar respostas sociais e educativas às crianças e jovens residentes na freguesia.

Neste Pelouro, que é da responsabilidade da Vogal Patrícia Brito Leitão, inserem-se dois projetos basilares da Freguesia, nomeadamente o Centro de Desenvolvimento Comunitário (CDC) e o Centro Intergeracional do Areeiro (CIA).

O CDC é um equipamento de âmbito social, criado em 2017, cujo objetivo é o de melhorar a qualidade de vida e apoiar os residentes no Bairro Portugal Novo e Bairro da Olaias. Para as crianças e jovens dos 6 aos 17 anos conta com as valências de sala de estudo, atividades educativas, ocupação de tempos livres, teatro, cinema, atividades desportivas, atendimento psicológico e grupo de discussão e debate de ideias dinamizado por um monitor. Para as crianças dos 0 aos 4 anos, acompanhadas pelos seus cuidadores são dinamizados os Grupos ABC (Aprender, Brincar e Crescer). A oferta de serviços para a população adulta conta com o gabinete de atendimento social, aulas de alfabetização, centro de convívio, atividades desportivas e espaço para acesso da população ao uso de computadores.

O CIA, localizado na Rua do Arco do Cego, tem como objetivo oferecer à população do Areeiro uma oferta ao nível das atividades: Desportivas, num ginásio com oferta de várias modalidades para todas as idades; Ocupacionais, disponibiliza, entre outras, aulas de informática para adultos, e Clube de Tricot e Crochet, Grupo ABC (para bebés até aos 4 anos e seus cuidadores), Educativas, o Espaço Jovem, espaço de ocupação de tempos livres e apoio ao estudo para crianças e jovens do 5º ao 9º ano de escolaridade, onde são desenvolvidas atividades lúdicas e didáticas diversas. Este centro acolhe ainda as Colónias Areeiro em Férias, durante as interrupções do Natal, da Páscoa e do Verão.

No Núcleo de Educação são ainda dinamizadas as Colónias de Férias do Areeiro que têm lugar nas interrupções letivas do Natal, da Páscoa e de Verão durante os meses de julho e agosto para as crianças dos 6 aos 12 anos, no mês de julho realiza-se ainda uma colónia para os jovens dos 13 aos 17 anos e no mês de agosto para as crianças dos 3 aos 5 anos. Todas as colónias de férias do Areeiro são adaptadas a crianças com necessidades educativas especiais.

No sector da Educação, a Junta de Freguesia do Areeiro, tendo apenas como competências próprias nas escolas a reparação e manutenção do espaço escolar do Jardim de Infância e Escola Básicas do 1º ciclo e a contratação de auxiliares para o Jardim de Infância segundo rácio da DGEST,  presta também apoio em diferentes âmbitos às escolas da área geográfica da Freguesia, no sentido de concretizarem as suas atividades, iniciativas e projetos de cariz desportivo, cultural, educativo e lúdico, quer de caráter regular, quer pontual.  A partir do ano letivo de 2019/2020 a Junta de Freguesia passou a ter também nas suas competências a promoção das atividades das AAAF e do CAF nas escolas da freguesia.