Ambiente

A Junta de Freguesia do Areeiro, altamente preocupada com as problemáticas relacionadas com o ambiente e a causa animal, criou em abril de 2018 o Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal, tornando-se numa das poucas juntas de freguesia a ter um pelouro específico para esta matéria.

No âmbito ambiental, e assumindo o compromisso com a sustentabilidade, a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver várias iniciativas:

Redução do gasto de papel nos serviços afetos à Junta de Freguesia do Areeiro, quer recorrendo a recursos tecnológicos, quer promovendo o seu uso racional.

Copo reutilizável e reciclável: desenvolvimento do acordo assinado entre Junta de Freguesia do Areeiro e a Partícula Sustentável – Associação Ambiental para dinamizar a reutilização de copos na freguesia do Areeiro. O acordo tem por objetivo promover o desenvolvimento ecológico e ambiental sustentável e reduzir os resíduos urbanos, melhorando assim a qualidade de vida de todos. Pretende-se sensibilizar os comerciantes da Freguesia a aderirem ao Projeto Lisboa Limpa, adotando um copo reutilizável, cuja caução pode ser levantada pelos consumidores em qualquer dos estabelecimentos comerciais aderentes em toda a cidade, reduzindo o consumo de plástico descartável. Importa mencionar que em eventos promovidos pela Junta de Freguesia, nomeadamente as Noites ao Luar e Arraial Popular do Areeiro, esta iniciativa já se faz notar.

Compostagem: a Junta de Freguesia do Areeiro tem uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa para a promoção desta prática.

Recolha de óleos alimentares para futura reciclagem, que é feita pela Higiene Urbana.

Campanha Sacos Biodegradáveis: a Junta de Freguesia do Areeiro disponibiliza aos seus fregueses, de forma gratuita, sacos biodegradáveis para apanhar os dejetos dos animais de estimação. Os sacos podem ser recolhidos na Sede e na Delegação da Junta de Freguesia do Areeiro, bem como no posto de Limpeza (Rua Jorge Castilho), no Centro Intergeracional do Areeiro (Arco Cego) e no Centro de Desenvolvimento Comunitário (Olaias).

Reciclagem de roupas usadas: realização de campanha de reutilização de camisas e camisolas que já não estão em condições de serem doadas, para transformação em camas para os gatos silvestres dos abrigos da Freguesia do Areeiro e para o Movimento Movido a 4 Patas. Esta iniciativa conta com a parceria do Centro de Dia do Alto do Pina, reforçando laços de comunidade e sensibilizando os fregueses para a relevância das colónias de gatos assilvestrados nos ambientes onde estão inseridas.

Eliminação da utilização de plástico descartável nos serviços da Junta de Freguesia do Areeiro.

Galardão Bandeira Verde

No âmbito da segunda edição do projeto Eco-Freguesias XXI, a Junta de Freguesia do Areeiro foi distinguida pelo seu “real e consistente compromisso com a sustentabilidade”, tendo-lhe sido conferido o galardão 2019 Bandeira Verde pela Associação Bandeira Azul da Europa. 

O Eco-Freguesias XXI é um projecto da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. 

Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. 

Nesta missão tão importante de manter a sua consistência enquanto freguesia ecológica e verde, assim como de reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Junta de Freguesia do Areeiro renovou a sua candidatura a tão honroso galardão, através da inscrição na edição 2020/2021 do projeto Eco-Freguesias XXI.