Ambiente e Bem-Estar Animal

O Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal da Junta de Freguesia do Areeiro foi criado em abril de 2018. Consciente de que no contexto atual é cada vez mais premente pensar na defesa do nosso ecossistema, são desenvolvidos vários esforços no sentido da promoção de uma freguesia mais sustentável, amiga do ambiente e preocupada com a dor e o sofrimento dos animais.

A este Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal compete, com efeito, a promoção e desenvolvimento de iniciativas como a redução do uso de produtos/materiais não recicláveis, desde logo nas suas instalações, até ao fomento da sua não utilização, pela população no geral: redução do gasto de papel nos serviços da Junta de Freguesia; projeto copos recicláveis, fomentando o seu uso nos estabelecimentos comerciais e utilização nos eventos próprios da Freguesia do Areeiro; reciclagem de óleos usados; sacos biodegradáveis para dejetos caninos; entre outras. Assim como, o desenvolvimento de parcerias com entidades ligadas à causa animal, nomeadamente com a Sociedade Protetora do Animais e com a Animalife, e o cuidado com os animais errantes da Freguesia, através da colocação de abrigos em colónias de gatos silvestres, contando com o apoio do Corpo de Voluntariado para os animais da Junta de Freguesia do Areeiro, e com a colocação de um pombal contracetivo, com o objetivo de controlar a população de pombos, mas respeitando sempre o seu bem-estar.

Em 2019 a Junta de Freguesia do Areeiro foi distinguida pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar o galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI.