Ambiente e Bem-Estar Animal

O Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal da Junta de Freguesia do Areeiro foi criado em abril de 2018. Consciente de que no contexto atual é cada vez mais premente pensar na defesa do nosso ecossistema, são desenvolvidos vários esforços no sentido da promoção de uma freguesia mais sustentável, amiga do ambiente e preocupada com a dor e o sofrimento dos animais.

A este Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal compete, com efeito, a promoção e desenvolvimento de iniciativas como a redução do uso de produtos/materiais não recicláveis, desde logo nas suas instalações, até ao fomento da sua não utilização, pela população no geral: redução do gasto de papel nos serviços da Junta de Freguesia; projeto copos recicláveis, fomentando o seu uso nos estabelecimentos comerciais e utilização nos eventos próprios da Freguesia do Areeiro; reciclagem de óleos usados; sacos biodegradáveis para dejetos caninos; entre outras. Assim como, o desenvolvimento de parcerias com entidades ligadas à causa animal, nomeadamente com a Sociedade Protetora do Animais e com a Animalife, e o cuidado com os animais errantes da Freguesia, através da colocação de abrigos em colónias de gatos silvestres, contando com o apoio do Corpo de Voluntariado para os animais da Junta de Freguesia do Areeiro, e com a colocação de um pombal contracetivo, com o objetivo de controlar a população de pombos, mas respeitando sempre o seu bem-estar.

Em 2019 a Junta de Freguesia do Areeiro foi distinguida pelo seu compromisso com a sustentabilidade ao conquistar o galardão Bandeira Verde Eco-Freguesias XXI.


Ambiente

A Junta de Freguesia do Areeiro, altamente preocupada com as problemáticas relacionadas com o ambiente e a causa animal, criou em abril de 2018 o Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal, tornando-se numa das poucas juntas de freguesia a ter um pelouro específico para esta matéria.

No âmbito ambiental, e assumindo o compromisso com a sustentabilidade, a Junta de Freguesia tem vindo a desenvolver várias iniciativas:

Redução do gasto de papel nos serviços afetos à Junta de Freguesia do Areeiro, quer recorrendo a recursos tecnológicos, quer promovendo o seu uso racional.

Copo reutilizável e reciclável: desenvolvimento do acordo assinado entre Junta de Freguesia do Areeiro e a Partícula Sustentável – Associação Ambiental para dinamizar a reutilização de copos na freguesia do Areeiro. O acordo tem por objetivo promover o desenvolvimento ecológico e ambiental sustentável e reduzir os resíduos urbanos, melhorando assim a qualidade de vida de todos. Pretende-se sensibilizar os comerciantes da Freguesia a aderirem ao Projeto Lisboa Limpa, adotando um copo reutilizável, cuja caução pode ser levantada pelos consumidores em qualquer dos estabelecimentos comerciais aderentes em toda a cidade, reduzindo o consumo de plástico descartável. Importa mencionar que em eventos promovidos pela Junta de Freguesia, nomeadamente as Noites ao Luar e Arraial Popular do Areeiro, esta iniciativa já se faz notar.

Compostagem: a Junta de Freguesia do Areeiro tem uma parceria com a Câmara Municipal de Lisboa para a promoção desta prática.

Recolha de óleos alimentares para futura reciclagem, que é feita pela Higiene Urbana.

Campanha Sacos Biodegradáveis: a Junta de Freguesia do Areeiro disponibiliza aos seus fregueses, de forma gratuita, sacos biodegradáveis para apanhar os dejetos dos animais de estimação. Os sacos podem ser recolhidos na Sede e na Delegação da Junta de Freguesia do Areeiro, bem como no posto de Limpeza (Rua Jorge Castilho), no Centro Intergeracional do Areeiro (Arco Cego) e no Centro de Desenvolvimento Comunitário (Olaias).

Reciclagem de roupas usadas: realização de campanha de reutilização de camisas e camisolas que já não estão em condições de serem doadas, para transformação em camas para os gatos silvestres dos abrigos da Freguesia do Areeiro e para o Movimento Movido a 4 Patas. Esta iniciativa conta com a parceria do Centro de Dia do Alto do Pina, reforçando laços de comunidade e sensibilizando os fregueses para a relevância das colónias de gatos assilvestrados nos ambientes onde estão inseridas.

Eliminação da utilização de plástico descartável nos serviços da Junta de Freguesia do Areeiro.

Galardão Bandeira Verde

No âmbito da segunda edição do projeto Eco-Freguesias XXI, a Junta de Freguesia do Areeiro foi distinguida pelo seu “real e consistente compromisso com a sustentabilidade”, tendo-lhe sido conferido o galardão 2019 Bandeira Verde pela Associação Bandeira Azul da Europa. 

O Eco-Freguesias XXI é um projecto da ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco-comunidades ou comunidades sustentáveis. 

Estrutura-se no desenvolvimento e motivação para a implementação de diversas ações/projetos à escala local, tendencialmente de carácter participado, e que contribuem para a transformação, no sentido de uma comunidade mais sustentável e reconhecendo as freguesias que melhor qualidade de vida oferecem aos seus habitantes. 

Nesta missão tão importante de manter a sua consistência enquanto freguesia ecológica e verde, assim como de reafirmar o seu compromisso com a sustentabilidade, a Junta de Freguesia do Areeiro renovou a sua candidatura a tão honroso galardão, através da inscrição na edição 2020/2021 do projeto Eco-Freguesias XXI.


Bem-Estar Animal

A Junta de Freguesia do Areeiro, altamente preocupada com as problemáticas relacionadas com o ambiente e a causa animal, e por reconhecer a importância de pensar alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais e promover o seu bem-estar, criou em abril de 2018 o Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal, tornando-se numa das poucas juntas de freguesia a ter um pelouro específico para esta matéria.

No âmbito das suas competências, uma das primeiras medidas promovidas por este Pelouro foi a implementação do Corpo de Voluntários para os Animais da Junta de Freguesia do Areeiro, que faz o acompanhamento diário das colónias de gatos de rua no território da freguesia. 

A promoção do bem-estar animal anda de mãos dadas com a promoção da sustentabilidade. Assim, outras das medidas implementadas inicialmente foi a criação de um programa dedicado às colónias de gatos silvestres, pensado para promover, precisamente o bem-estar dos animais de rua, por um lado, e o seu controlo populacional, por outro, através do método CED ( Capturar – Esterilizar – Devolver).

Este programa assenta em três vetores específicos: 

Colocação de abrigos para os gatos silvestres da freguesia. A criação destes abrigos tem por objetivo facilitar o controlo das colónias de gatos de rua na freguesia, estreitar a sua ligação à população, nomeadamente através do Corpo de Voluntários para os Animais da Junta de Freguesia, melhorar o bem-estar dos animais, providenciar o controlo de pragas e requalificar o espaço público. 

 Neste momento a freguesia do Areeiro conta já com dez abrigos, em oito locais diferentes, tendo sido inaugurados em junho, agosto e dezembro de 2018; em abril e julho de 2019; e fevereiro de 2020. Por uma questão de salvaguarda destes espaços, a sua localização precisa não é revelada.

Desenvolvimento de parcerias com associações de proteção animal, como a Sociedade Protetora dos Animais, e com clínicas veterinárias da freguesia para prestar cuidados médico-veterinários, nomeadamente vacinações, esterilizações, desparasitações, consultas de urgência e outros atos médico-veterinários a animais de rua, abandonados e a animais de companhia de pessoas sem recursos económicos. 

●Participação no programa solidário “Banco Alimentar Animal”, uma parceria com a Associação Animalife, na recolha de alimentos para animais, de forma a canalizar as doações para gatos de rua da freguesia, animais abandonados recolhidos pelo Corpo de Voluntários, e para animais de companhia de pessoas com carências económicas, referenciadas pelo Núcleo de Ação Social atinente à Junta de Freguesia do Areeiro. 

O Vogal do Pelouro Ambiente e Bem-estar Animal, Rudolfo de Castro Pimenta e a Vogal Patrícia Brito Leitão fizeram questão de ajudar em mais uma Recolha Nacional de Alimentos para Animais.

Campanhas solidárias e de sensibilização para a causa animal

Com o intuito de promover a adoção de animais e a sensibilização e educação para a temática dos maus tratos do abandono de animais, a Junta de Freguesia tem levado a cabo diversas campanhas nesse sentido, como é exemplo a campanha “Abandonar não é opção”.  

Uma das ações deste Pelouro tem passado também por outro tipo de campanhas solidárias, como a realização da campanha de reutilização de camisas e camisolas que já não estão em condições de serem doadas, para transformação em camas para os gatos silvestres dos abrigos da Freguesia do Areeiro e para o Movimento Movido a 4 Patas.  

No sentido de sensibilizar a comunidade local a participar de forma mais ativa no respeito pelo bem-estar animal, o novo pelouro tem vindo a dinamizar caminhadas solidárias que desafiam os participantes a doarem bens alimentares para as colónias de gatos silvestres da freguesia do Areeiro. 

Outras Iniciativas

Ao abrigo da colaboração com a Casa dos Animais de Lisboa, e na lógica de promover o controlo populacional, têm sido realizadas campanhas de vacinação e esterilização de animais errantes. 

Em matéria atinente aos animais de estimação, a Junta de Freguesia tem o seu projeto de sacos biodegradáveis, que são disponibilizados aos fregueses, de forma gratuita, para que possam apanhar os dejetos dos seus “amigos de quatro patas”. Os sacos podem ser recolhidos na Sede e na Delegação da Junta de Freguesia do Areeiro, bem como no posto de Limpeza (Rua Jorge Castilho), no Centro Intergeracional do Areeiro (Arco Cego) e no Centro de Desenvolvimento Comunitário (Olaias).

A Junta de Freguesia, numa iniciativa inovadora, tem um dia inteiramente dedicado aos canídeos – o Dia do Cão do Areeiro. Este evento que tem lugar em maio, no jardim da Alameda D. Afonso Henriques, reúne uma mostra canina, provas de agilidade, adoção responsável e workshops diversos. 

Pombal Contracetivo

O executivo da Junta de Freguesia do Areeiro, na persecução dos seus objetivos relacionados com o ambiente e a causa animal, desenvolveu o projeto de colocação de um pombal contracetivo na freguesia, com o intuito de efetuar o controlo de pombos, numa lógica de promover a sua alimentação e, ao mesmo tempo, o seu bem-estar. Para além de se pretender fazer o controlo populacional, o pombal tem um carácter pedagógico. 

Neste pombal contracetivo, o qual é gerido pela Junta de Freguesia e pelo seu Corpo de Voluntários para os Animais, é utilizada a técnica de substituição dos ovos por outros de plástico e é feita a identificação dos pombos com anilhas. 

É sabido que ao nível da saúde pública e da conservação dos edifícios, esta espécie de ave acarreta várias complicações. Nesse sentido, o intuito da Junta de Freguesia passa apenas por fazer o controlo desta população, de forma responsável e sustentada.

Pombal Contracetivo

Corpo de Voluntários para os Animais da JFA

Corpo de Voluntários para os Animais da Junta de Freguesia do Areeiro

Uma das grandes preocupações do Executivo da JFA, e mais concretamente no âmbito do Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal, é indubitavelmente o respeito e a dignidade que merecem os animais.

No sentido de gerar uma maior envolvência entre pessoas e animais, a Junta de Freguesia do Areeiro implementou, em 2018, o seu Corpo de Voluntários para os Animais. Este projeto tem como objetivos centrais a promoção do estreitamento de laços de proximidade, como também incentivar a população residente para a sensibilização da causa animal. A este nível, são efetivadas várias reuniões com o corpo de voluntários e visitas de campo, com o intuito de entender as reais necessidades, preocupações e carências dos animais na área geográfica da Freguesia.

A nossa bolsa de voluntários, cujos elementos pertencem à sociedade civil, participa em iniciativas diversas, tais como: acompanhamento diário das colónias de gatos silvestres da Freguesia; auxílio e manutenção dos abrigos dos gatos de rua do Areeiro; campanhas solidárias e de adoção; em passeio de cães de fregueses seniores ou com pouca mobilidade; capturas de gatos errantes para esterilização e posterior devolução às colónias da Freguesia de que são provenientes; entre outras.

Para se juntar à Junta de Freguesia do Areeiro na colaboração com o bem-estar animal e fazer parte do nosso Corpo de Voluntários para os Aninais, pode fazê-lo através do preenchimento do Formulário de Voluntário ou, em alternativa, envie-nos a sua mensagem para o seguinte endereço de correio eletrónico: gav@jf-areeiro.pt.

Para mais informações, contacte a Junta de Freguesia ou faça-o através do email: voluntariosbemestaranimal@jf-areeiro.pt


Acordos e Parcerias

A Junta de Freguesia do Areeiro tem vindo a estabelecer parcerias com associações de proteção animal e com clínicas veterinárias da freguesia para prestar cuidados médico-veterinários a animais abandonados; e tem desenvolvido campanhas solidárias vocacionadas para o bem-estar animal e de sensibilização dos fregueses na área ambiental.

Acordo de Cooperação com a Sociedade Protectora dos Animais

A Junta de Freguesia do Areeiro assinou dia 24 de outubro de 2018 um acordo de cooperação com a Sociedade Protectora dos Animais (SPA).

Este acordo surge em resposta ao objetivo da JFA de proceder ao controlo populacional das colónias de rua, nomeadamente através do método CED (Capturar – Esterilizar – Devolver) e de reforçar a prestação de cuidados médicos veterinários aos animais de rua e aos animais de moradores em situação de carência económica.

O acordo irá ainda promover a adoção de animais e a sensibilização e educação para a temática dos maus tratos e do abandono de animais.

Acordo de Cooperação com a Animalife

A Junta de Freguesia do Areeiro e a Animalife – A criar histórias felizes – Associação de Sensibilização e Apoio Social e Ambiental – assinaram um acordo de colaboração que permite a prestação de alimentação e acessórios aos animais de companhia das famílias carenciadas da Freguesia do Areeiro e a sua isenção do pagamento da taxa do registo e da licença dos canídeos e felídeos. Esta parceria visa também os gatos de rua da freguesia.

Acordo de Cooperação com a Associação Ambiental Partícula Sustentável

No contexto dos esforços que têm sido encetados pelo Executivo no que concerne ao meio ambiente, a Junta de Freguesia do Areeiro e a Associação Ambiental Partícula Sustentável assinaram um acordo de cooperação com o propósito de dinamizar a reutilização de copos na freguesia do Areeiro. O acordo tem por objetivo promover o desenvolvimento ecológico e ambiental sustentável e reduzir os resíduos urbanos, melhorando assim a qualidade de vida de todos. Pretende-se sensibilizar os comerciantes da Freguesia a aderirem ao Projeto Lisboa Limpa, adotando um copo reutilizável, cuja caução pode ser levantada pelos consumidores em qualquer dos estabelecimentos comerciais aderentes em toda a cidade, reduzindo o consumo de plástico descartável.


Caminhadas solidárias

No sentido de sensibilizar a comunidade local a participar de forma mais ativa no respeito pelo bem-estar animal, o novo pelouro tem vindo a dinamizar caminhadas solidárias que desafiam os participantes a doarem bens alimentares para as colónias de gatos silvestres da freguesia do Areeiro.