Ação Social

O Núcleo de Ação Social (NAS) da Junta de Freguesia do Areeiro é constituído por uma equipa de quatro técnicos, aos quais compete o atendimento, apoio e acompanhamento social aos indivíduos e suas famílias em situação de carência, construindo com eles um plano de intervenção que vise a sua progressiva autonomização dos serviços.
A este Núcleo compete também a promoção e desenvolvimento de iniciativas e respostas sociais adequadas às necessidades verificadas nas seguintes áreas de intervenção:
● Infância e juventude, através da promoção dos seus direitos e da sua proteção;
● Indivíduos e famílias;
● Idosos, através do combate ao isolamento social e da promoção de um envelhecimento ativo e saudável;
● Pessoas em situação de sem-abrigo, através da articulação e encaminhamento para as entidades parceiras com intervenção no terreno
O NAS é ainda responsável pela gestão e planeamento dos Projetos Sociais da Freguesia, representando esta na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens Lisboa Centro e no Conselho Local de Ação Social de Lisboa (CLAS), fomentando parcerias que visem potencializar o trabalho desenvolvido na sua área geográfica pelos diferentes agentes locais.
Atendimento Social
O Núcleo de Ação Social da Junta de Freguesia do Areeiro tem preparadas várias valências e desenvolve esforços que visam atenuar as dificuldades dos agregados familiares que, no atual contexto sócio-económico, não dispõem dos meios necessários para suprir as suas necessidades mais emergentes.
Todos os serviços de Ação Social podem ser prestados após consulta com as assistentes sociais e apresentação dos documentos requeridos.
O atendimento social da Junta de Freguesia do Areeiro é feito mediante marcação prévia e de acordo com a área de residência:
Área de residência da antiga Freguesia de São João de Deus
Técnica: Dra. Ana Paula Marques de Carvalho
Horário: Terças e Sextas das 10:00 às 17:00
Marcações e Atendimento: Rua João Villaret, n.º 9 (Sede)
Telefone: 218 400 253
Área de residência da antiga Freguesia do Alto do Pina, exceto Bairro das Olaias e Portugal Novo
Técnica: Dra. Denise Mesquita
Horário: Terças e Sextas das 10:00 às 17:00
Marcações e Atendimento: Rua Abade Faria, n.º 37 (Delegação)
Telefone: 218 485 130
Área de Residência do Bairro das Olaias e Portugal Novo
Técnica: Dra. Salomé Damásio
Horário: Terças e Sextas das 10:00 às 18:00
Marcações e Atendimento: Rua Wanda Ramos, Lote 13 e 17
Telefone: 211 349 311
Normas de Atribuição de Apoios Sociais
Download do documento
PODE TAMBÉM CONTACTAR-NOS ATRAVÉS DO ATENDIMENTO ONLINE
Ferro de Soldar

O Programa Ferro de Soldar, desenvolvido em parceria com a Fundação São João de Deus, é dirigido a residentes em situação de vulnerabilidade, visando contribuir para a melhoria das condições de habitabilidade das suas residências, através de pequenas reparações domésticas.
Este programa contribui assim na melhoria das condições de habitabilidade, nomeadamente reparações elétricas e de estores, substituição de vidros, arranjo de fechaduras, pinturas, entre outros.
Para usufruir do Programa, basta contactar a Junta de Freguesia do Areeiro para agendar avaliação com o Gabinete de Ação Social.
Consulte toda a informação sobre os Atendimentos Socias aqui
Apoio alimentar
Todos os meses apoiamos cerca de 200 famílias através da entrega de cabazes do Banco Alimentar, em parceria com a Paróquia de S. João de Deus.
De modo a suprir situações de emergência alimentar graves, detetadas numa primeira abordagem pelos serviços competentes, a Junta de Freguesia do Areeiro disponibiliza kits de emergência alimentar, compostos por bens essenciais, que são entregues às famílias referenciadas enquanto, paralelamente, se dá início à sua integração em Banco Alimentar.
Para usufruir do Programa, basta contactar a Junta de Freguesia do Areeiro para agendar avaliação com o Gabinete de Ação Social.
Consulte toda a informação sobre os Atendimentos Sociais aqui.
Cartão de Medicamentos

A Junta de Freguesia do Areeiro e a Associação Dignitude assinaram no dia 14 de dezembro de 2017 um acordo de cooperação que permite que os fregueses do Areeiro em situação de carência económica tenham acesso ao “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento“.
Para que os fregueses possam beneficiar desta resposta basta que o agregado familiar resida no Areeiro e tenha uma capitação inferior a 60% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
Os beneficiários vão poder obter de forma gratuita todos os medicamentos prescritos com receita médica e comparticipados pelo SNS, em qualquer farmácia abrangida pelo “Programa abem: Rede Solidária do Medicamento”.
O objetivo deste acordo é facilitar o acesso a medicação por parte de agregados da freguesia em situação de carência económica de uma forma equitativa e digna, dando resposta às necessidades efetivas dos beneficiários.
Para usufruir do Programa, basta contactar a Junta de Freguesia do Areeiro para agendar avaliação com o Gabinete de Ação Social.
Consulte toda a informação sobre os Atendimentos Sociais aqui.
Consultas Jurídicas

Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados
Todos os Residentes e trabalhadores por conta de outrem da Freguesia do Areeiro em situação de carência económica. Podem inscrever-se todos os cidadãos cujo seu rendimento mensal ou do seu agregado seja inferior ou igual ao Salário Mínimo Nacional.
É verificada a condição de beneficiária após preenchimento do formulário e consulta com assistentes sociais, que verificarão se os interessados cumprem os critérios necessários.
Horário: Quinzenalmente.
Consulte abaixo o Formulário de Inscrição:
Consultas Jurídicas
Consulte abaixo o Protocolo:
Protocolo
Associação dos Inquilinos Lisbonenses (AIL)
Esclarecimento a fregueses do Areeiro sobre questões de arrendamento, possíveis mudanças de rendas ou de contratos ou risco de despejo.
O apoio será prestado diretamente pela AIL e inclui o aconselhamento e/ou acompanhamento jurídico, em consultas, elaboração de cartas e/ou requerimentos.
Marcações: Núcleo da Ação Social da Junta de Freguesia do Areeiro
Telefone: 218 485 130
Acordo de Cooperação
Download do documento
Banco de Ajudas Técnicas
A Junta de Freguesia do Areeiro dispõe de um Banco de Ajudas Técnicas constituído por equipamentos de apoio à mobilidade e dependência física temporária no sentido de proporcionar mais autonomia e conforto ao seu beneficiário. Os equipamentos são cedidos por empréstimo gratuito e temporário (período máximo de 12 meses), mediante o preenchimento e entrega de formulário/termo de responsabilidade próprio junto dos serviços do Núcleo de Ação Social da Junta de Freguesia do Areeiro.
Este apoio destina-se a qualquer cidadão que resida e esteja recenseado na freguesia do Areeiro independentemente da sua condição financeira.
Equipamentos:
● Cadeiras de Rodas;
● Andarilhos;
● Canadianas;
● Camas articuladas;
● Colete Torácico Lombar.
Para usufruir do Programa, basta contactar a Junta de Freguesia do Areeiro para agendar avaliação com o Gabinete de Ação Social.
Consulte toda a informação sobre os Atendimentos Sociais aqui

Atos Médico-Veterinários Solidários
A Junta de Freguesia do Areeiro disponibiliza gratuitamente consultas e outros atos médico-veterinários a animais de companhia de cidadãos que residam na freguesia e que se encontrem em situação de carência económica, devidamente comprovada pelo núcleo de Ação Social da Junta de Freguesia do Areeiro.
Para usufruir do Programa, basta contactar a Junta de Freguesia do Areeiro para agendar avaliação com o Gabinete de Ação Social.