• Plantação de 100 árvores no Areeiro assinala 100 dias para a cimeira sobre alterações climáticas

Plantação de 100 árvores no Areeiro assinala 100 dias para a cimeira sobre alterações climáticas

2019-02-15 12:55:27

Amanhã, dia 16 de fevereiro, às 11H, no Parque Urbano do Vale da Montanha (ponto de encontro no quiosque e parque infantil junto à Avenida Marechal Spínola com a Avenida Gago Coutinho), são plantadas 100 árvores para assinalar a contagem decrescente de cem dias para a 4.ª Conferência Europeia de Adaptação às Alterações Climáticas (ECCA), que decorrerá em Lisboa, no CCB, entre os dias 28 e 31 de maio de 2019.

Na cerimónia participam o vereador do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, o secretário de Estado do Ambiente, Carlos Martins, o representante da Comissão Europeia no âmbito dos projetos Horizonte 2020, Diogo de Gusmão-Sørensen, e representantes dos três projetos organizadores.

Com cerca de 1.000 participantes esperados, a ECCA é uma das maiores conferências sobre alterações climáticas e contará com a participação de investigadores, técnicos, decisores, autoridades e agências nacionais, regionais e locais com responsabilidade na implementação de planos e medidas de adaptação às alterações climáticas, empresas, organizações não-governamentais e sociedade civil. A sua realização em Lisboa constitui uma excelente oportunidade para o debate dos cenários projetados para o sul da Europa, incluindo os que se relacionam com as cidades.

A 100 dias do evento, a ECCA 2019 deixará 100 árvores num dos mais recentes parques urbanos em crescimento na cidade de Lisboa, o Vale da Montanha. A cerimónia reveste-se de um particular simbolismo, pelo facto de reunir representantes das diferentes entidades envolvidas no aumento da infraestrutura verde e do arvoredo na cidade, uma das mais eficazes ferramentas ao serviço da adaptação climática.