Exposição sobre a Beleza e o Potencial do Bairro Portugal Novo

2019-03-30 15:30:00

No próximo dia 30 março às 15H30 será inaugurada a exposição "Porta 4" da autoria da artista Julia San Millan Arconada e com os moradores do bairro Portugal Novo, no âmbito do Projeto CapacitArte.

A Exposição sobre a beleza e o potencial do Bairro Portugal Novo pretende promover a visibilidade desta comunidade multicultural, dos seus sonhos e capacidades, inspirando outros habitantes do território e da cidade e estará patente no Areeiro por TI - Centro de Desenvolvimento Comunitário do Areeiro, no bairro das Olaias (Rua Wanda Ramos, Loja 17).

De salientar que o Projeto CapacitArte, financiado pelo Programa Bip/Zip da Câmara Municipal de Lisboa, é promovido pelo Clube Intercultural Europeu  e foca-se na melhoria da qualidade de vida e capacitação da comunidade que habita o Bairro Portugal Novo.

A exposição itinerante "Porta 4" resulta de uma série de encontros comunitários no Bairro Portugal Novo com os moradores e moradoras. Visa, acima de tudo, esbater estereótipos e "muros" territoriais, criando visibilidade para este lugar, levando públicos de diferentes lugares e com diferentes vivências a visitar a exposição e conhecer esta comunidade multicultural, os seus sonhos e capacidades, inspirando outros habitantes do território e da cidade. Por ocasião da exposição será também lançado o site do projeto CapacitArte bem como a abertura do programa de mentores para apoio a pessoas desempregadas à procura de emprego.

“Porta 4” é uma instalação criada pela artista Julia San Millan (ES) com curadoria de Elisa Lemmo (IT), colaboradoras do Clube Intercultural Europeu no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade.

As peças apresentadas são fruto de uma série de encontros onde a comunidade assume o papel de protagonista, co-construindo os elementos expostos.