Ambiente e Bem-estar Animal

Pelouros
Ambiente e Bem-estar Animal

Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal

Por reconhecer a importância de pensar alternativas para minimizar a dor e o sofrimento dos animais e promover o seu bem-estar, a Junta de Freguesia do Areeiro criou em abril de 2018 o Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal e tornou-se numa das poucas juntas de freguesia de Lisboa a ter um pelouro específico para esta matéria.

O novo Pelouro do Ambiente e Bem-Estar Animal é da responsabilidade do Vogal Rudolfo de Castro Pimenta.

Voluntários para os Animais e abrigos para gatos de rua

As primeiras medidas promovidas pelo novo pelouro foi a implementação do Corpo de Voluntários para os Animais que faz diariamente o acompanhamento das colónias de gatos silvestres, no território da Freguesia do Areeiro, e a criação de abrigos para gatos de rua. Neste momento, a freguesia do Areeiro já conta com dois abrigos, tendo o último sido inaugurado esta semana, dia 28 de agosto de 2018.

A par destas iniciativas, a Junta de Freguesia do Areeiro está a estabelecer parcerias com associações de protecção animal e com clínicas veterinárias da freguesia para prestar cuidados médico-veterinários a animais abandonados; e a desenvolver campanhas solidárias vocacionadas para o bem-estar animal e de sensibilização dos fregueses na área ambiental.

+ informações: voluntariosbemestaranimal@jf-areeiro.pt

Primeira consulta grátis para o seu animal de estimação

Para assinalar o Dia Mundial do Animal - 4 de outubro -, a Junta de Freguesia do Areeiro e o Instituto Médico-Veterinário celebraram um acordo de cooperação que irá oferecer a primeira consulta aos animais de estimação dos nossos fregueses.

+ info: Instituto Médico-Veterinário
Av. Afonso Costa, n.36 | 218 403 132

Acordo de cooperação com a Sociedade Protectora dos Animais

A Junta de Freguesia do Areeiro assinou dia 24 de outubro um acordo de cooperação com a Sociedade Protectora dos Animais (SPA).

Este acordo surge em resposta ao objetivo da JFA de proceder ao controlo populacional das colónias de rua, nomeadamente através do método CED (Capturar - Esterilizar - Devolver) e de reforçar a prestação de cuidados médicos veterinários aos animais de rua e aos animais de moradores em situação de carência económica.

O acordo irá ainda promover a adoção de animais e a sensibilização e educação para a temática dos maus tratos e do abandono de animais.

Caminhadas solidárias

No sentido de sensibilizar a comunidade local a participar de forma mais ativa no respeito pelo bem-estar animal, o novo pelouro tem vindo a dinamizar caminhadas solidárias que desafiam os participantes a doarem bens alimentares para as colónias de gatos silvestres da freguesia do Areeiro.